terça-feira, 7 de agosto de 2018

Za Za Zu ou Sun Tzu?

Foto/Reprodução: Instagram

What f*** are you talking about it?

Meninas que assistiram Sex and the City certamente sabem o que é za za zu. Aquela energia gostosa da paixão pelo desconhecido, a ansiedade pelas descobertas, a vontade de ver o tempo todo, se jogar de cabeça ainda com os dois pés atrás, falar sim o tempo todo, se envolver sem limites até quebrar a cara com o Mr. Big.

Já o Sun Tzu é a arte da guerra. É fazer jogo o tempo todo. Dizer não mesmo quando está afim só pra criar um jogo de poder em que você espera ser o vencedor. Ter o brinquedinho na palma da mão mesmo que pra isso você tenha que ficar sem brincar por um tempo. É a arte do jogo. What a wicked game!

Acontece que a vida é curta demais pra jogar, perder tempo com estratégia de xadrez em que você não deixa de ser uma das peças. Mover ou não se mover, eis a questão. A vida também é curta demais pra se jogar numa história que claramente vai dar errado porque você está agindo sem nenhuma consicência, como um adolescente, mesmo que Carrie Bradshaw fizesse o papel de uma senhora de trinta e poucos anos. "Senhora" aqui é apenas uma expressão e não um adjetivo rs.

Mas eis que eu cheguei aos meus trinta e alguma coisa. E o que mais me espanta é ainda ver os suntzunianos playing hard nos relacionamentos. Eu dobro a aposta pra não entrar nesse game. “Ain’t nobody got time for that.”

Eu até posso concordar que o desafio deixa as coisas mais gostosas e que o impossível nos brilha os olhos. Mas gente, a vida cotidiana já não é desafiadora o suficiente? Acertar agendas numa sociedade em que trabalhamos mais de oito horas por dia, plus, ida e volta de todos os compromissos, plus obrigações diárias já não é impossível o suficiente?

E óbvio que ninguém vai se jogar em qualquer lugar e com qualquer um simplesmente porque ninguém quer acabar na sarjeta, mas um outro grande desafio tem sido encontrar pessoas que fluem. Gente, se flui, por que não deixar fluir? Eu ando sem paciência.

A vida toda é um exercício de equilibrar racional (Sun Tzu) e emocional (Za Za Zu). Todo dia trilhando um caminho que parece não ter fim. Uma dança esquizofrênica de dois seres que não entram em acordo. Uma hora razão impera enquanto a emoção espera. E eis que nesse conflito nada flui. Vira um verdadeiro picadeiro de um cego procurando o outro. Ninguém se entende. Tudo é moroso em vez de amoroso. Não flui. Enquanto um se joga o outro joga. Não há acordo. Sun Za Tzu Za Zu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário